Blog

Timidez - Main

Saiba como superar a timidez

A timidez é um sentimento experimentado por diversas pessoas no Brasil e no mundo. Pelo menos metade da população adulta afirma que já teve timidez alguma vez na vida. E estima-se que esse número é bem maior do que gostamos de admitir. 

  

O receio de falar em público e a dificuldade de fazer amigos faz parte de nosso DNA. As pessoas extrovertidas ficam muito expostas a riscos, físicos e sociais, e nosso instinto de preservação tenta nos proteger dessa exposição. 

O problema é que em algumas pessoas a timidez é exagerada. 

  

Nesses casos é preciso encontrar formas de minimizar o problema e melhorar a qualidade de vida do indivíduo. 

  

Sendo assim, veja algumas dicas para superar a timidez em sua vida e atingir, definitivamente, aquilo que você deseja. Não deixe que a timidez o pare e tome as rédeas de sua vida hoje mesmo com essas dicas. 

 

Timidez - reconheca a timidez

 

Reconheça que você é tímido 

  

A primeira coisa a fazer é reconhecer a sua timidez e entender que não há nada de errado com isso. Não tente disfarçar a sua timidez, mascará-la ou mudar quem você é. Você é tímido e ponto final, e não tem nada de errado com isso. 

  

Assim como qualquer outra fobia, negar é a pior coisa que você pode fazer. Essa rejeição de si lhe impedirá de conhecer a fundo a timidez, tratá-la ou aprender a viver com ela. 

  

Em outras palavras, você vai continuar sendo tímido e tentando parecer outra coisa que não é. É como se ficasse preso dentro de si mesmo e criasse uma fantasia para se proteger do mundo. É isso que você quer para sua vida? 

  

Reconheça que você é tímido e comece a pensar em como resolver esse problema. Você precisa sair mais, fazer novos amigos, fazer aulas de teatro ou oratória? Enfim, se responsabilize pela mudança e faça a sua parte. 

  

Timidez - nao e defeito

 

Timidez não é defeito 

  

Você sabia que existem milhares de pessoas tímidas em todo o mundo? Pois é, você não é o único a ficar vermelho na frente das pessoas, ter dificuldade em falar público, não conseguir puxar uma conversa com um estranho e por aí vai. 

  

Milhares de pessoas passam todos os dias pelas mesmas sensações e dificuldades. Elas estão trabalhando, vivendo relacionamentos sociais e tocando a vida. E você deveria estar fazendo a mesma coisa, ou pelo menos tentando. 

  

E sabe por que essas pessoas vivem normalmente? Porque não há nada de errado em ser tímido. Timidez não é defeito e nem qualidade, é apenas uma característica de algumas pessoas. 

  

Ser tímido não lhe torna melhor e nem pior que ninguém, apenas diferente. Então, não precisa se esconder do mundo só porque tem dificuldade em fazer amigos ou falar para uma sala cheia de gente. 

  

Apenas aprenda a lidar com esse medo, controle-o, de modo que possa executar tudo o que deseja sem a limitação da timidez. Sentir um frio na barriga em uma apresentação para um auditório cheio de pessoas não é um problema, mas deixar que isso lhe pare e o impeça é. 

  

Portanto, não leve a timidez como um defeito ou uma doença,porque ela não é nada disso. É apenas uma característica de seu perfil, um traço que o torna quem você é, uma pessoa única, tímida, mas igual a todo mundo. 

 

timidez - nao seja tao duro

 

Não seja tão duro com você 

  

Errar é humano e cometer o mesmo erro é… ainda mais humano. 

  

Você provavelmente já ouviu um ditado parecido com esse, mas um pouco distorcido da realidade. Como seres humanos, temos o livre arbítrio e a liberdade para errar tanto quanto precisamos. 

Se não fosse assim não existiriam guerras, brigas e conflitos no mundo todo. Não precisaríamos de leis, pois todos já sabem o que pode e o que não deve ser feito. 

  

Mas não é assim que funciona. Temos todas essas coisas em nossas vidas porque homens e mulheres erram, erram muito e repetidas vezes. 

  

Veja o exemplo dos adolescentes e jovens. Eles não ouvem os conselhos de seus pais, mesmo sabendo que os mais velhos já passaram por situações idênticas. Como resultado, acabam cometendo os seus próprios erros e aprendendo com isso. 

  

Errar é ser humano e ter uma oportunidade de aprender. Então não se culpe toda vez que engasga, esquece o que ia falar, ou simplesmente paga “aquele mico” na frente da galera. Lembre-se que você está apenas sendo o que é, humano. 

  

Não deixe que a perfeição exagerada e o medo de errar o impeçam de tentar algo novo, de correr atrás de seus objetivos e conquistar os seus sonhos. Impeça que a timidez o pare e se permita errar de vez quando ou todo dia, se precisar. 

 

Timidez - Descubra a causa

 

Descubra a causa da timidez 

 

A timidez tem várias causas. São alguns sinais da vida que o tornaram tímido ou agravaram a situação. Para superar a timidez é preciso descobrir a raiz do problema e buscar tratá-lo em seus níveis mais profundos. 

  

Às vezes ela acontece por uma família emocionalmente desequilibrada ou fria, um trauma na infância ou adolescência, uma característica física ou emocional em si que não gosta, etc. 

O importante é conhecer a razão de ser tímido, entender por que você é assim, aceitar e buscar tratar a raiz do problema. 

  

Você tem muito medo de errar? Então seja mais maleável consigo e se desapegue das coisas. Não fique tão ligado aos seus erros ou no que os outros vão pensar. Pense em si, no que quer fazer e faça. 

  

A mesma linha de pensamento pode ser aplicada nas outras causas da timidez. Basta conhecer o motivo para isso e buscar resolver o problema. Assim fica mais fácil superar a timidez e realizar as coisas que você deseja. 

 

Timidez - ajuda

 

Procure ajuda de um profissional 

  

Infelizmente nem sempre é fácil superar a timidez. Às vezes a vergonha e a introspecção o amarram no local em que está, impedem que você cresça e conquiste os objetivos que desenhou para sua vida. 

  

Talvez você até queira ser menos tímido e fazer novos amigos, mas simplesmente é paralisado pelos sintomas da timidez. O pior é que não sabe nem por onde começar para se ver livre, de uma vez por todas. 

  

Nesses casos é importante contar com um psicólogo para ajudá-lo. Esse profissional tem todas as ferramentas para diagnosticar o problema e traçar uma solução. 

Será muito mais fácil entender o que você está passando com a ajuda de um psicólogo e você se verá livre desse problema muito mais rápido. 

  

É um prazer dividir esse conteúdo com você, espero ter esclarecido alguma dúvida ou ter ajudado de alguma forma. 

  

Deixe um comentário abaixo com uma sugestão ou dúvida que tenha ficado que responderei o mais rápido possível. 

  

 

Eu sou a Psicologa Camila Carmona, graduada pela Universidade São Marcos, especialização em psico-oncologia, psicóloga clinica com base na fenomenologia existencial. 
Até mais; 

 

 

Psicologa Camila Carmona 
CRP – 06/98304 
cb.carmona@terra.com.br
11 94451-9042 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *