Blog

como procurar um bom psicologo - main

Como procurar um bom psicólogo

Você sente que as coisas não vão bem, que há sentimentos negativos dentro de você que não querem sair de jeito nenhum. Percebe que não importa o que você faça, não consegue atingir seus objetivos. E para completar tem vários problemas emocionais que o deixam louco todos os dias veja neste artigo como procurar um bom psicólogo.

  

Estas situações parecem familiares? Então, está na hora de procurar um bom psicólogo para ajudar a resolver essas questões. 

  

Mas como encontrar o melhor profissional? O que levar em conta nessa hora? Quais são os pré-requisitos de um terapeuta ideal? 

  

Veja neste post todas essas respostas e muito mais. Descubra agora mesmo como procurar um bom psicólogo para você! 

  como procurar um bom psicologo - formacao

Verifique a formação do profissional 

  

O primeiro passo é verificar a formação acadêmica do profissional. Além do bacharelado em psicologia, que é obrigatório, consulte para ver se ele se atualiza em outros cursos e workshops sobre o tema. 

  

Contar com um profissional que se mantém atualizado e por dentro das novidades de seu setor, é indispensável na hora de aprender como procurar um bom psicólogo. 

  

Quando bem preparado, este profissional estará muito apto a ajudá-lo com seus problemas e encontrar abordagens que melhor funcionam para o seu caso. 

 

como procurar um bom psicologo - conversa

 

Peça referências de profissionais e pacientes 

  

Se esta é a primeira vez que faz terapia, não tenha vergonha de pedir referências. Você pode conversar com seu clínico geral, por exemplo, e ver se ele conhece algum psicólogo para indicar. 

  

Geralmente há uma rede de contatos no ramo de saúde e, com isso, médicos conhecem outros profissionais que podem recomendar. 

  

Seus familiares, amigos e demais conhecidos também podem ser ótimas fontes de referências. Você pode conseguir uma lista grande de nomes de profissionais, que ajudaram essas pessoas a se tornarem melhores e resolver problemas pontuais. 

  

Depois de captar algumas opções, pesquise sobre o profissional na internet e fora dela também. Converse com ex e atuais pacientes. Veja o que eles acharam da sessão e se realmente foram ajudados com a psicoterapia. Ouvir quem já passou pela sua situação é a melhor opção para fazer a escolha correta. 

 

como procurar um bom psicologo - conversa

Converse com ele sobre seus procedimentos 

  

Antes de fechar um pacote de sessões, procure conversar abertamente com o profissional. Fale que gostaria de tirar algumas dúvidas e entender melhor como funciona o trabalho. Não precisa mentir ou esconder que você nunca fez terapia, ou desconhece esse procedimento. 

  

Seja franco com o profissional, que ele também será sincero com você. A maioria dos psicólogos não tem nenhum problema em falar sobre suas abordagens e processos terapêuticos. Então aproveite para conhecer melhor a forma de atuação do profissional. 

  

Cada profissional tem sua própria abordagem e método para dirigir as sessões. Não existe forma melhor ou pior, nem certa ou errada. O que existe é o método que melhor se encaixa com seu perfil e que se adapta às suas necessidades. 

  

Portanto, não tenha medo de fazer perguntas e verificar se realmente se identifica com a forma de trabalho do profissional. Essa é uma das melhores dicas sobre como procurar um bom psicólogo, ou o melhor terapeuta para você. 

 

como procurar um bom psicologo - profissional

Veja se ele separa o pessoal do profissional 

  

Um psicólogo não é apenas uma pessoa para conversar ou trocar experiências de sua vida. Ele não é seu amigo e nem seu familiar, é um profissional com habilidades técnicas e conhecimentos que podem ajudá-lo a melhorar circunstâncias de sua vida. 

  

Portanto, a pessoa escolhida para ocupar essa função precisa separar bem a vida pessoal da profissional. Qualquer que seja o tema das sessões deve ter um objetivo clínico por trás e não apenas para bater papo ou jogar conversa fora. 

  

Para ter resultados em seus procedimentos psicológicos, o profissional precisa se manter a distância a analisar as circunstâncias de forma fria. Desta forma, ele consegue ajudar melhor seu paciente sem, contudo, interferir nas descobertas do indivíduo ou levá-lo a tomar decisões equivocadas. 

  

Lembre-se que a mudança ocorrerá em você e por você, e não através do psicólogo. Este profissional apenas vai ajudá-lo a descobrir as respostas e encontrar soluções, mas nunca responder ou resolver as coisas por você. 

  como procurar um bom psicologo - bem sucedido

Investigue se ele tem uma vida bem-sucedida 

  

Você não vai procurar uma pessoa perfeita e sem problemas, é lógico. Se investir nessa busca jamais vai encontrar o profissional adequado e resolver as suas questões emocionais. 

 

Contudo, para poder ajudá-lo, o psicólogo deve ter controle emocional e sobre a sua vida também. Procure por sinais de desequilíbrio ou outros aspectos intrigantes sobre o perfil deste profissional. 

  

Para que ela possa lhe ensinar a controlar suas emoções e resolver questões de cunho emocional, ele precisa antes desenvolver essa habilidade em si e na sua própria vida. 

  

Portanto, fique atento a vida do psicólogo e analise seu comportamento em busca de autoconfiança, autoconhecimento e certeza do que está fazendo. 

  

Qualquer incongruência enxergada nessa etapa pode ser um sinal para mudar de terapeuta, ou procurar um psicólogo melhor para o seu caso. 

 

como procurar um bom psicologo - atendimento

Fique de olho se o profissional pode atendê-lo 

  

Nós já falamos que o paciente precisa se identificar com o método do psicólogo, mas o inverso também é verdadeiro. Existem milhares de profissionais no mercado, mas nem todos são os terapeutas ideais para você. 

  

É exatamente por esse motivo que você está fazendo uma pesquisa mais detalhada, para evitar escolher a pessoa errada e comprometer seu avanço emocional.

  

Sendo assim, a maior dica sobre como procurar um bom psicólogo é ver se ele é capaz de atendê-lo. 

  

O modo de atuar do profissional, o valor cobrado e outros aspectos estão dentro do que você precisa? Ele atende por skype ou hangout para facilitar a sua vida quando estiver fora da cidade? Como funciona a marcação de sessões? 

  

Esses são pontos mais específicos ao profissional e as sessões, mas também são importantes. Logo tenha certeza que o psicólogo escolhido está dentro do que você precisa, não só no aspecto emocional como na praticidade da sessão e outros pontos importantes. 

  

Não existe o melhor ou pior psicólogo, mas sim o profissional mais indicado para o seu caso. E para chegar a essa escolha muitos critérios precisam ser levados em conta, como você percebeu neste artigo. 

  

Agora que você já sabe como procurar um bom psicólogo, não perca mais tempo. Marque sua sessão agora mesmo e veja como posso ajudá-lo a resolver seus problemas emocionais. 

  

É um prazer dividir esse conteúdo com você, espero ter esclarecido alguma dúvida ou ter ajudado de alguma forma.  
Deixe um comentário abaixo com uma sugestão ou dúvida que tenha ficado que responderei o mais rápido possível. 

 

Eu sou a Psicologa Camila Carmona, graduada pela Universidade São Marcos, especialização em psico-oncologia, psicóloga clinica com base na fenomenologia existencial. 
Até mais; 

 

Psicologa Camila Carmona 
CRP – 06/98304 
cb.carmona@terra.com.br
11 94451-9042 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *