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4 atividades para gestantes que promovem a saúde do bebê e da mamãe!

A gravidez é algo fora de sério, uma experiência única e avassaladora para a maioria das mulheres. Mas para as mães de primeira viagem esse processo pode ser um pouco confuso e rodeado de dúvidas.

Um exemplo muito comum são os questionamentos em relação às atividades para gestantes. O que a grávida pode fazer? Quais exercícios são recomendados? O que eu preciso evitar a qualquer custo?

Calma! Ainda tem muitos meses pela frente e você não precisa ficar desesperada

Neste post, separei 4 atividades para gestantes totalmente liberadas e com muitos benefícios para a mamãe e seu bebê. Confira essas opções e comece a incorporá-las em sua gestação hoje mesmo!

Atividades para gestantes - fisica1. Exercícios físicos

Uma das primeiras atividades para gestantes da lista é a prática de exercícios físicos e não poderia ser diferente. As atividades físicas, mesmo que leves e em poucas repetições, trazem muitos benefícios à saúde e com as grávidas não é diferente.

Cada modalidade possui suas vantagens e recomendações, mas todas elas ajudam a tornar a gestação mais fácil, segura e proveitosa. Contudo, antes de iniciar qualquer atividade física, consulte o seu médico para mais informações.

O profissional responsável pelo pré-natal, é o mais indicado para sugerir os exercícios e liberar a gestante para a prática. Depois de liberado pelo doutor, procure um professor de educação física ou personal trainer.

Como são especializados na educação corporal, os profissionais de academia ajudam a fazer os exercícios com segurança e sem comprometer a gestação. Por isso, procure por um professor de educação de física para auxilia-la nos treinos, combinado?

Entre as atividades físicas que podem ser desempenhadas por gestantes, estão:

⦁ Caminhadas;

⦁ Ginástica;

⦁ Pilates;

⦁ Musculação leve;

⦁ Yoga;

⦁ Alongamento;

⦁ Hidroginástica;

⦁ Treinamentos aeróbicos em geral.

 

Atividades para gestantes - respiracao2. Exercícios de respiração

A meditação e exercícios de respiração também são importantes no dia a dia da gestante. Essa prática ajuda a conscientizar a nova mamãe de seu corpo, cria um vínculo com o bebê e contribui para o relaxamento de ambos.

Não é à toa que a meditação é uma das atividades para gestantes mais usada no tratamento e combate de doenças como depressão e a ansiedade. Dois sentimentos que podem estar muito presentes na vida da grávida.

A depressão pode se expressar nos primeiros meses de gestação, quando a mulher não desejava ser mãe. Ou ainda, após o parto quando a nova mãe não consegue aceitar o seu bebê e passa por outras questões emocionais.

A ansiedade, no entanto, acompanha a gestante desde o primeiro mês de gravidez. Contudo, conforme se aproxima o dia do parto, ela costuma aparecer com mais frequência e ficar ainda mais forte.

São tantas emoções e hormônios misturados nessa hora. A gestante está muito ansiosa para ver seu bebê pela primeira vez. E isso pode causar alguns problemas de saúde para ela e para a criança.

Por isso é importante praticar exercícios de respiração, autoconhecimento e meditação. Além de ajudar a relaxar essa prática também auxilia no controle da pressão arterial, no caso das gestantes hipertensas.

 

Atividades para gestantes - autoestima3. Cuidados com a autoestima

Conforme a gestação vai avançando, é comum que as mulheres esqueçam um pouco o visual. Deixam de cuidar de si mesmas, abandonam a visita ao salão e por aí vai. Um dos grandes motivos para isso é devido às grandes mudanças corporais que a nova mamãe enfrenta.(Veja um artigo sobre mudanças corporais de uma nova mãe)

Seu corpo é completamente desfigurado e ela ainda não tem ideia se será capaz de recuperar a antiga forma. Por causa disso, é comum que surjam pensamentos como “Me cuidar para que, se estou gorda?”, “O que adianta arrumar o cabelo, se meu corpo está cheio estrias?”, “Não tenho disposição para cuidar de mim!”, etc.

Atenção: muito cuidado com pensamentos dessa ordem e não deixe que eles tomem conta de você. Mesmo durante a gravidez, a mamãe deve manter sua rotina de beleza e cuidados pessoais normalmente.

É lógico que alguns procedimentos não são recomendados, como químicas excessivas no cabelo. Mais um novo corte, manter as unhas feitas e usar maquiagem leve está completamente liberado.

Mantenha esse cuidado com você para evitar a depressão pós-parto e outros sentimentos negativos. É importante cuidar de seu corpo e manter a sua autoestima lá em cima. Esses mimos também vão ajudar na recuperação após o nascimento do bebê.

 

Atividades para gestantes - grupo4. Grupos de gestantes

Além de cuidar de seu corpo, da sua saúde e de seu bebê, a sua mente também precisa ficar em forma durante a gestação. Você está prestes a trazer uma nova vida ao mundo e precisa estar preparada para isso.

Os grupos de gestantes são ótimas opções para trabalhar o emocional e o psicológico das mães, especialmente se esta for sua primeira gestação. Uma psicóloga conduz o grupo de gestantes em busca de eliminar dúvidas em relação à gestação e problemas emocionais.

Nesses encontros, diversas atividades para gestantes acontecem. Alguns exemplos são:

⦁ Troca de experiências entre as mamães;

⦁ Aulas de artesanato;

⦁ Aprendizado de cuidados com o bebê;

⦁ Conversa com a psicóloga;

⦁ Desabafo de seus sentimentos;

⦁ Vínculo de amizade entre as participantes;

⦁ Etc.

O objetivo dessas reuniões é dar um acompanhamento completo às gestantes e tornar esse processo mais fácil e proveitoso. Portanto, torna-se uma ajuda e tanto para que você não tenha que passar pela gravidez sozinha.

O melhor de tudo é que você compartilha seus medos e experiências com outras mulheres, que sentem as mesmas coisas que você ou já passaram por algo parecido. Assim fica fácil encontrar formas de superar os desafios e levar a gestação até o fim, com muita alegria e empolgação.

Além da terapia em grupo, você também pode optar por atendimentos individuais. O ponto principal é buscar pelo acompanhamento especializado para evitar problemas mais tarde. A psicóloga estará apta a trabalhar seus sentimentos negativos e eliminá-los, para que você receba o seu filho ou filha da melhor forma possível.

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É um prazer dividir esse conteúdo com você, espero ter esclarecido alguma dúvida ou ter ajudado de alguma forma.
Deixe um comentário abaixo com uma sugestão ou dúvida que tenha ficado que responderei o mais rápido possível.

Eu sou a Psicologa Camila Carmona, graduada pela Universidade São Marcos, especialização em psico-oncologia, psicóloga clinica com base na fenomenologia existencial.
Até mais;

Psicologa Camila Carmona
CRP – 06/98304
cb.carmona@terra.com.br
11 94451-9042

 

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