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vitaminas para gestantes

4 Vitaminas para gestantes de primeira viagem

Para desfrutar de uma gestação saudável e sem nenhuma complicação é preciso tomar alguns cuidados. Isso inclui tomar vitaminas para gestantes e ter uma alimentação regrada com todos os ingredientes indispensáveis para o desenvolvimento do feto e a manutenção da gestante e seu bebê.

Entre essas substâncias indispensáveis à gestação, há que se destacar as vitaminas. São produtos naturais que ajudam a melhorar o crescimento do feto e garantir sua saúde, antes e depois do nascimento.

Mas antes de consumir qualquer substância, é preciso conhecer como elas afetam o período da gravidez, o feto e a saúde das novas mães. Quando não se tem experiência sobre o assunto, fazer as melhores escolhas nesse sentido, pode ser muito complicado. Mas não se preocupe!

Confira neste post as vitaminas para gestantes que devem ser consumidas. Conheça também as doses recomendadas, os benefícios de cada vitamina e onde encontrar esses nutrientes. Leia este artigo agora e cuide do bem-estar de seu bebê e de sua saúde também!

 

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Vitamina D

Um estudo publicado na revista The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism revelou que a deficiência de vitamina D nas gestantes pode causar baixo peso nos bebês. A pesquisa sugere uma ligação entre a vitamina presente no corpo da mulher e o desenvolvimento saudável da criança.

Isso acontece pois, segundo os pesquisadores, a Vitamina D é indispensável na formação dos ossos e dentes do feto.

A falta de vitamina D no corpo da mãe pode dificultar o desenvolvimento ósseo do bebê, consequentemente afetando o seu peso até o nascimento. Também foi constatado nesse estudo que as crianças com baixo peso estão mais suscetíveis a apresentarem problemas crônicos, como diabetes e hipertensão.

A vitamina D pode ser encontrada na exposição ao sol em horários amenos, como antes das 10h da manhã e após as 16h da tarde. Um banho de sol de 15 minutos já é suficiente para obter uma boa quantidade da vitamina e evitar complicações na gestação.

Além da exposição ao sol, o consumo de alguns alimentos na dieta da grávida também ajuda a repor a vitamina D perdida. Entre os alimentos ricos em vitamina D, estão: Salmão, ovos, margarina e manteiga.

 

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Ácido Fólico

O ácido fólico ou Vitamina B9 também é importante para uma gestação saudável e sem complicações. Estudos europeus sugerem que esse suplemento é indispensável à formação mental do feto.

Segundo os pesquisadores, crianças que obtiveram uma boa carga de ácido fólico antes de nascer possuíam menores chances de complicações psicológicas. Entre as consequências mais comuns da ausência da vitamina B9, estão: depressão, autismo, isolamento, irritabilidade, agressividade, problemas de atenção, etc.

Trata-se de um suplemento indispensável para o desenvolvimento neural do feto, por isso, é uma vitamina altamente recomendada durante a gravidez. De acordo com os especialistas, o seu consumo deve iniciar até três meses antes de engravidar e seguir até a 13ª semana.

Os estudiosos também descobriram indícios que essa vitamina deve ser reposta em todas as gestantes, mesmo que possuam uma alimentação saudável. Como ocorre a perda natural do ácido fólico, é importante que o médico responsável pelo pré-natal sugira um suplemento para repor essa substância no organismo.

Além de suplementos medicinais, a vitamina B9 também pode ser encontrada nos seguintes alimentos: amendoim, fígado bovino, leguminosas, milho e vegetais folhosos. A dose diária de ácido fólico, recomendada para gestantes, é de 400 µg ou 0,4 miligramas.

 

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Vitamina C

A carência de vitamina C durante a gestação pode acarretar em problemas sérios para o bebê a até mesmo à mamãe. Alguns estudos sugerem que as complicações mais comuns são: problemas de memória no bebê, parto prematuro, eclampsia, problemas cardiovasculares na mãe e no feto, catarata e etc.

A pesquisa ainda sugere que esses problemas são irreversíveis. Ou seja, em caso de falta da vitamina C na gestação, os problemas não podem ser contornados ao nascimento do feto. Mesmo que ele receba uma carga extra de vitamina C logo após nascer, os sintomas vão precisar de acompanhamento médico e tratamento clínico para serem amenizados.

A vitamina C também atua no aumento da imunidade da gestante e do feto, por isso é indispensável para prevenir e combater doenças infecciosas ou provenientes de vírus, como a gripe.

O consumo de suplementos dessa vitamina, no entanto, deve ser feito com acompanhamento médico e sobre indicação de um especialista. Apesar da vitamina C ser hidrossolúvel e facilmente eliminada, o consumo exagerado ou de forma errada também pode ser prejudicial.

A vitamina pode ser encontrada em seu estado natural nos seguintes alimentos: frutas cítricas, vegetais folhosos, papaia, batata e outros legumes. É indicado o consumo de 85mg/dia da vitamina às gestantes.

 

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Vitamina E

Não há um consenso sobre os benefícios da vitamina E para as grávidas, mas existem muitos estudos sobre o tema. Os mais comuns sugerem que essa vitamina evita complicações no parto, aborto espontâneo, pré-eclampsia e ajuda na cicatrização após a cirurgia.

A vitamina E também tem ótimos benefícios para o sangue, auxiliando na criação de glóbulos vermelhos que são responsáveis pela oxigenação da corrente sanguínea. Outros indícios sugerem que esse suplemento é um ótimo aliado para prevenir doenças respiratórias, como a asma, por exemplo.

Como é uma substância facilmente encontrada em alimentos, dispensa o uso de suplementos específicos. O uso dessas substâncias só deve ser feito com orientação médica e acompanhamento de um especialista.

Podemos encontrar a vitamina E em óleos de vegetais, carne vermelha, carne branca, ovos, frutas, etc. Algumas vitaminas pré-natais também apresentam concentração de Vitamina E, logo seu consumo deve ser consciente.

A dose diária recomendada às gestantes é de 15 miligramas de vitamina E. Valor que não é difícil de ser atingido, devido à presença dessa vitamina em diferentes alimentos e substâncias.

Agora não restam mais dúvidas sobre as vitaminas para gestantes indispensáveis para uma gestação segura e saudável, não é mesmo? Converse com seu médico para ver se os níveis desses nutrientes estão adequados em seu organismo e evite problemas em sua gravidez.

Se você deseja ter uma gestação 100% satisfatória e livre de riscos, não deixe de cuidar de sua mente também. Entre em contato comigo e tenha apoio psicológico nesse momento tão especial.

Eu sou a Psicologa Camila Carmona, graduada pela Universidade São Marcos, especialização em psico-oncologia, psicóloga clinica com base na fenomenologia existencial.
Até mais;

Psicologa Camila Carmona
CRP – 06/98304
cb.carmona@terra.com.br
11 94451-9042

 

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