Blog

problemas de insonia

Problemas do dia a dia causados pela insônia e como resolvê-los?

Algumas pesquisas sugerem que 1 a cada 5 adultos sofrem com problemas de insônia, um distúrbio que impede a pessoa de pegar no sono ou mantê-lo com qualidade durante a noite.

Apesar de existirem milhares de causas para o problema, é possível contorná-lo e voltar a ter aquelas noites tranquilas que você deseja e precisa. Mas para alcançar isso é preciso conhecer bem os problemas causados pela insônia e suas consequências.

Além disso, uma avaliação completa de seu caso é indicada para descobrir o melhor tratamento. Porém, enquanto os resultados de seus exames não saem, que tal buscar melhorar seu dia a dia com algumas dicas práticas?

Confira neste post como evitar os principais problemas de insônia, ter uma noite de sono mais tranquila e com qualidade. Continue a ler este conteúdo e elimine as noites em claro de sua vida agora mesmo!

problemas de insônia

 

Problemas causados pela insônia

As noites mal dormidas podem trazer problemas sérios em seu dia a dia e até para a saúde de seu organismo. Por isso, é importante ficar atento a esses sinais e buscar auxílio de um especialista sempre que necessário.

Durante uma boa noite de sono nosso corpo renova as energias, faz uma reciclagem de nossas memórias e outros processos internos. Pode até não parecer, mas nosso organismo está em plena ativa enquanto descansamos.

Exatamente por esse motivo, dormir bem é uma necessidade indispensável para o bom funcionamento de nossos órgãos e nosso bem-estar.

Quando isso não acontece como deveria, é muito comum apresentarmos problemas de saúde sem causa aparente e com difícil tratamento. É o que acontece, por exemplo, com as pessoas que acumulam problemas crônicos e, mesmo consultando médicos, não conseguem resolvê-los.

Saiba que esses sintomas podem estar ligados com a duração e a qualidade de seu sono. Isso mesmo! As horas que você passa sobre o colchão em completo relaxamento interferem na sua rotina e podem ajudar ou piorar o seu dia.

Veja os problemas mais comuns causados pela insônia, abaixo:Veja os problemas mais comuns causados pela insônia, abaixo:

⦁ Estresse ou irritabilidade frequente;

⦁ Crises de enxaqueca;

⦁ Depressão;⦁ Ansiedade em excesso;

⦁ Problemas cardíacos;

⦁ Sonolência durante o dia;

⦁ Cansaço ao acordar e durante todo o dia;

⦁ Falta de disposição;

⦁ Dificuldade de se concentrar;

⦁ Raciocínio mais lento;

⦁ Entre outros.

Esses sintomas podem aparecer de forma isolada ou em conjunto, ainda podem ocorrer de forma esporádica. Logo, fique atento a qualquer problema dessa lista e veja se não se encaixa com algum sinal que esteja enfrentando em seu dia a dia.

É importante salientar que embora sejam consequências da falta de sono de qualidade, podem ser indícios de doenças ou complicações mais sérias. Sendo assim, antes de tomar qualquer medicamento para dormir ou iniciar outro tratamento, procure um especialista do sono para indicar a melhor opção para o seu caso.

 

Falta de sono problemas de insônia

Como combater a falta de sono?

 

O tratamento para insônia inclui diversos fatores como descobrir as causas da falta de sono, avaliações físicas e psicológicas, remédios clínicos, terapias e muitos outros.

Para encontrar o tratamento perfeito para o seu caso é preciso conhecer as causas desse distúrbio e procurar tratar a raiz do problema. Isso só pode ser feito com ajuda especializada, um médico expert na qualidade do sono.

Contudo, existem alguns hábitos saudáveis de seu dia a dia que podem minimizar os efeitos da insônia. Confira uma lista de boas práticas e cuidados para combater a falta de sono e ficar longe dos problemas causados por ela.

 

Problemas de insônia definir regras

1. Defina regras para dormir

A primeira coisa a fazer é criar hábitos saudáveis de sono. Crie algumas regras em seu dia que ajudam a pegar no sono e mantê-lo durante a noite, com toda a qualidade que seu corpo exige.

Entre os cuidados a se tomar, estão:

⦁ Vá dormir e acorde sempre no mesmo horário;

⦁ Evite alimentação pesada antes de dormir;

⦁ Não consuma produtos estimulantes antes de ir à cama;

⦁ Busque não praticar exercícios físicos durante a noite;

⦁ Mantenha os dispositivos eletrônicos longe do quarto;

⦁ Deixe o ambiente completamente escuro para dormir;

⦁ Procure eliminar ruídos externos de seu quarto;

⦁ Cuidado com o exagero de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas, etc.

 

Relaxamento para problemas de insônia

 

2. Use técnicas de relaxamento

A segunda dica para evitar problemas de insônia é preparar o seu corpo para dormir através das técnicas de relaxamento. Entre as mais comuns estão: a meditação e as técnicas de respiração.

Essas terapias ajudam a esvaziar a mente, aliviar o estresse, relaxar os músculos e assim por diante. Existem diversos aplicativos para smartphone com essa finalidade. Faça uma pesquisa e encontre o que melhor atende a sua necessidade.

Você pode fazer uma meditação de cinco a dez minutos antes de ir para a cama, por exemplo. Outra sugestão é tomar um banho frio minutos antes de deitar para reduzir a temperatura corporal.

 

Remedio para problemas de insônia

 

3. Opte por remédios naturais

Chás de ervas naturais como a camomila são ótimos aliados para melhorar a qualidade do sono. Eles ajudam a tranquilizar o corpo e promovem o relaxamento.

Apenas tome cuidado para não exagerar no consumo dessas substâncias e dê preferência por produtos 100% naturais. Ou seja, faça os chás com as folhas e flores das plantas como nossas avós faziam há algum tempo.

Uma dica muito útil é substituir o consumo de refrigerantes e café, ricos em estimulantes como a cafeína, por chás mais leves e que promovam o relaxamento. Além de manter a sua hidratação em dia, o consumo de chás naturais ajuda a emagrecer e combater os problemas de insônia, entre outros benefícios. Experimente!

 

4. Procure um especialista

Se as dicas acima não ajudarem a combater os problemas de insônia e suas consequências, procure por um especialista imediatamente. Tal profissional é o mais indicado para receitar medicamentos ou terapias alternativas.

Você pode consultar o seu clínico geral de confiança para obter ajuda e solicitar a indicação de algum médico especialista na qualidade do sono. Com amplos testes e exames é possível chegar à causa do problema e evitar complicações mais sérias.

Vale salientar que você jamais deve consumir qualquer medicamento por conta própria, ok? A maioria desses remédios possui contraindicações e efeitos colaterais, que podem agravar o seu problema ao invés de solucioná-lo.

 

É um prazer dividir esse conteúdo com você, espero ter esclarecido alguma dúvida ou ter ajudado de alguma forma.
Deixe um comentário abaixo com uma sugestão ou dúvida que tenha ficado que responderei o mais rápido possível.

Eu sou a Psicologa Camila Carmona, graduada pela Universidade São Marcos, especialização em psico-oncologia, psicóloga clinica com base na fenomenologia existencial.
Até mais;

Psicologa Camila Carmona
CRP – 06/98304
cb.carmona@terra.com.br
11 94451-9042

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *