Blog

felicidade e motivação no trabalho

5 dicas para aumentar sua motivação no trabalho

O excesso de afazeres e a rotina podem acabar completamente com a motivação no trabalho. De uma hora para outra você começa a odiar a sua função, sentir-se preso no posto que ocupa e entre outros sinais negativos.

Se isso também está acontecendo com você é sinal que precisa renovar a sua carga de motivação. Ela é como um músculo qualquer, que precisa de exercício frequente para crescer e ficar mais forte.

Logo, mantenha o hábito de inflar a sua motivação no trabalho e buscar ser feliz nesse local que passa a maior parte de seu dia.

Quer aprender como fazer isso?

Confira neste post 5 dicas para ficar mais feliz e motivado com o seu trabalho e tornar os seus dias muito mais produtivos. Leia essa lista de conselhos práticos e elimine todos os pensamentos negativos agora mesmo!

motivação no trabalho

1. Reconheça o problema

O primeiro passo é reconhecer se você está feliz e motivado com seu trabalho, ou não. A falta de motivação deixa pistas e basta prestar um pouco de atenção para conseguir enxergá-las.

Quando você reconhece que não está bem, fica mais fácil pedir ajuda ou contornar o problema com suas próprias forças. Por isso, veja abaixo os principais sinais de uma pessoa desm

otivada e infeliz com a função que desempenha:

⦁ Uso exagerado de palavras negativas;

⦁ Uso exagerado de palavras negativas;

⦁ Não vê a hora de o expediente terminar;

⦁ Está frequentemente isolado dos outros funcionários;

⦁ Faz somente o necessário e não busca por inovações;

⦁ Falta de vontade de ir ao trabalho diariamente;

⦁ Raramente, ou nunca, consegue atingir metas;

⦁ Tem uma visão negativa de tudo o que acontece no trabalho e apenas critica as coisas.

Esses são alguns sinais que demonstram a falta de motivação no trabalho. Existem muitas outras pistas que também podem ser observadas, mas esses itens já ajudam a identificar esse quadro e começar a contorná-lo.

 

Metas para motivação no trabalho

 

 

2. Defina metas tangíveis

O segundo passo é desafiar a si mesmo e buscar se sobressair em cada atividade. Não estou dizendo para entrar em competições severas e nada saudáveis com outros membros da equipe.

A ideia é buscar surpreender-se a si mesmo e encontrar a sua melhor versão a cada dia que passa. Mas para isso acontecer é preciso definir metas claras e tangíveis, ou seja, objetivos que realmente possam ser alcançados e sejam úteis para sua vida como um todo.

Um dos maiores erros responsáveis por tirar a motivação no trabalho de muitas pessoas é definir metas surreais e impossíveis de serem alcançadas. Assim, todos os meses, você se sente incapaz de atingir o esperado e recebe mais uma carga negativa de desmotivação e tristeza.

Crie um objetivo claro e específico para seu trabalho, como ser promovido ou receber um aumento de salário. Depois estipule em quanto tempo deve alcançar essa meta e o que precisa ser feito para chegar até lá.

Esforce-se ao máximo para atingir o que foi planejado, mas tenha em mente que não há nada de errado em replanejar as metas que definiu ou aumentar o seu tempo de duração. Deste modo, você estará mais comprometido com sua função e ávido por novos desafios.

 

Capacitação para motivação

 

 

3. Procure capacitação profissional

De nada adianta querer atingir novos patamares em seu emprego, se você faz sempre as mesmas coisas. Além de tornar quase impossível atingir suas metas, essa atitude pode acabar completamente com sua motivação no trabalho.

A melhor escolha é correr atrás do prejuízo e fazer de tudo para alcançar aquilo que deseja. Isso inclui buscar por especialização profissional através de cursos, workshops, palestras e muito mais.

Ao fazer isso você coleciona novas habilidades e conhecimentos que podem ser aplicados em seu dia a dia de trabalho. Também sai da mesmice diária e sente-se mais desafiado a cada novo expediente.

 

Feedback motivação

 

4. Valorize o Feedback

Dar e receber feedback é um passo extremamente importante da comunicação, e em diversos setores de nossas vidas. Sem um diálogo franco e aberto fica difícil reconhecer seus pontos fracos e buscar melhorar.

Sendo assim, busque o feedback de seus supervisores e colegas de trabalho a respeito de sua função. Descubra em quais áreas precisa melhorar e quais são os seus pontos fortes.

Essa franqueza vai ajudar a manter o seu ego lá em cima, porém, sempre com os olhos abertos para os setores de sua vida profissional que necessitam de ajustes.

Outra dica útil para manter a motivação no trabalho em dia é ser franco com você. Faça uma análise de seu desempenho no trabalho e suas conquistas. Procure descobrir se está caminhando para o lugar correto e indo de encontro às metas que definiu anteriormente.

Ninguém melhor que você para conhecer seus pontos fortes e fracos e motivá-lo diariamente, não é mesmo? Então, mantenha esse olhar crítico afiado sobre sua carreira profissional e procure evoluir sempre.

 

Local motivação

 

5. Torne o seu local de trabalho mais agradável

Por mais que você ame a sua função, se o ambiente laboral for ruim a motivação no trabalho simplesmente vai embora. A única forma de evitar a infelicidade completa é tornar seu local de trabalho mais agradável.

É sabido que passamos, no mínimo, oito horas diárias dentro de uma empresa ou escritório. Logo, esses locais precisam ser agradáveis e motivadores para manter o seu foco naquilo que deve ser feito.

Cuide de sua estação de trabalho mantendo-a sempre limpa, organizada e com todos os equipamentos funcionando. Sinta-se livre para decorar o local onde trabalha e deixá-lo com a sua cara. Essas pequenas ações ajudam a tornar o local de trabalho mais aconchegante e tranquilo.

Por fim, valorize o relacionamento e a interação que podem surgir nesse ambiente. Procure fazer amizades verdadeiras com seus colegas de trabalho e seja cordial com todos. A boa convivência é um dos aspectos mais importantes para manter a motivação no trabalho.

Ser feliz no trabalho e se manter motivado não são coisas tão simples como parecem. Entretanto, algumas medidas simples tornam a sua vida, e todas as pessoas que o cercam, muito mais proveitosa.

Com isso em mente, siga essas dicas para melhorar seu ambiente de trabalho e alcançar um nível satisfatório de motivação.

Reveja esses conselhos, de tempos em tempos, e procure sempre ficar feliz e motivado em seu trabalho.

Você tem outras dicas para ter uma boa motivação no trabalho? Deixe as suas sugestões no campo de comentários abaixo.

 

Eu sou a Psicologa Camila Carmona, graduada pela Universidade São Marcos, especialização em psico-oncologia, psicóloga clinica com base na fenomenologia existencial.
Até mais;

Psicologa Camila Carmona
CRP – 06/98304
cb.carmona@terra.com.br
11 94451-9042

 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *